Aprenda a criar um orçamento de pintura para áreas externas

Postado em 14/03/2017 Leia em 4 minutos

Fazer um bom orçamento quando o assunto é pintura externa é crucial para evitar desperdícios de materiais. Pode parecer estranho, mas por vezes locais com metragem semelhante podem ter prazos e custos de materiais bem diferentes, logo é necessária muita atenção. A prática levará você a ter o melhor resultado e a fazer um orçamento de pinturas sem falhas.

Para isso, você deve pesquisar muito e levar em consideração algumas dicas pertinentes:

Profissionalismo

O orçamento de pinturas não se faz apenas olhando o imóvel uma vez. É preciso vê-lo com cuidado e medi-lo, analisar as superfícies e o grau de dificuldade. O orçamento de pinturas bem feito garante também um trabalho bem feito.

Ao iniciar o processo, pergunte ao cliente o que vai ser pintado e quando deseja iniciar o processo. Analise as superfícies com cuidado, pois há diferenças quando se trata de uma primeira pintura e quando é repintura.

Área de pintura

Use uma trena para tirar todas as medidas do local e depois calcule o pé direito, ou seja, a medida vertical. Vãos de profundidade, colunas e demais variações precisam ser consideradas. Além disso, é preciso excluir áreas que possuem portas e janelas.

Estado da superfície

Cada superfície a ser pintada precisa de um tratamento diferente, como raspagem de cascas, sela trinca, lixamento ou limpeza. Pode-se necessitar da aplicação de massa seladora, textura ou acrílica. Todos esses fatores precisam constar no orçamento de pinturas.

Cronograma

Conhecidas as circunstâncias, você deve criar um cronograma para prever a data de término. Separe as etapas como preparação da superfície, pintura, acabamentos, etc.

Materiais e custos

Verifique tudo que será necessário para pintar o local. Isso varia de acordo com o tipo de pintura e a necessidade de trabalhar a superfície anterior. A quantia de tinta é calculada por metro quadrado, por isso, a importância de medir tudo com cuidado a fim de não desperdiçar material.

É importante saber o que pode estar prejudicando o aumento dos seus ganhos financeiros, assim você consegue evitar problemas e ter mais lucro em seus serviços.

Itens de segurança

Se for um local que necessite de itens de segurança, eles também precisam constar em seu orçamento de pinturas. Todo o equipamento precisa ser montado e pensado por profissionais.

Mão de obra

No orçamento de pinturas, precisa constar, logicamente, a sua mão de obra. Você pode cobrar por jornada, área trabalhada ou de acordo com o serviço feito. O valor também varia de acordo com a quantidade de processos feitos durante o processo de pintura.

Organize-se

Faça um orçamento bem organizado, se possível em papel timbrado e assinado. Toda a descrição do trabalho, prazos, materiais e demais informações precisam estar lá. Busque manter o cronograma em dia para entregar a pintura no prazo.

Vale destacar que na pintura externa há algumas interferências que podem atrasar o processo, portanto, considere isso. Afinal, o tempo úmido e a chuva influenciam de forma negativa na pintura. Além disso, peça os materiais necessários e sem desperdícios.

Conclusões

Fazer orçamentos de pintura não é um processo fácil, mas com certeza evitará problemas a frente. Ali você terá todo o diagnóstico do trabalho que executará e a organização deste documento evita surpresas ruins no processo de pintura.

Por isso é tão importante que o profissional seja qualificado, um bom curso de pintor de obras te ensina tudo isso e muito mais, você aprende na prática tudo aquilo que vai viver no dia-a-dia da profissão.

Com professores altamente capacitados e experientes, o profissional é capaz de planejar e realizar todas as etapas da pintura com qualidade e segurança.

Curso de Pintor de Obras + Gesso Acartonado no Instituto da Construção

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO