5 passos simples para evitar salário baixo

Postado em 05/11/2016 Leia em 3 minutos

Mesmo após conseguirmos o emprego que desejamos – ou perto disso, pode ser que outro problema nos assombre: o baixo salário. Para evitar o baixo salário é preciso tomar algumas medidas e pensar exatamente se a sua função equivale ao salário que deseja receber.

Pode ser que hoje você não receba o que deseja, mas a experiência e tempo de trabalho podem conferir esse aumento desejado.

Então, confira cinco dicas para evitar salário baixo:

1 – Conheça a empresa

Para começar a conversa você precisa conhecer os planos de cargos e salários da empresa a fim de concluir se a progressão de carreira lhe convém e irá garantir que evite o baixo salário. Não adianta tentar tirar algo de uma empresa que não tem estrutura para isso.

Em alguns lugares paga-se melhor que em outros. Por isso pode valer a pena se mudar por conta das oportunidades de trabalho. Você pode procurar na internet a média salarial por estado da sua profissão para saber se está de acordo com o que recebe.

2 – Conheça o mercado

Se você está pensando em pedir um aumento, talvez esse não seja o momento. As empresas estão cortando gastos, reduzindo custos por conta da crise econômica e política. Dessa forma o desemprego está com taxas altíssimas. Se você possui uma ocupação, busque mantê-la e fazer um bom trabalho para que, posteriormente, possa fazer esse pedido aos seus chefes.

3 – Seja realista

Faça uma reflexão: você realmente merece um aumento agora? Tornou-se um profissional indispensável para a empresa? Caso não busque melhorar. Vá atrás de qualificações em sua área, converse com pessoas relacionadas à sua atuação, pesquise novidades e mantenha-se atualizado.

Você pode realizar trabalhos extras, participar de eventos relacionados à sua área e empresa e mostrar-se disponível. Assim os seus chefes verão que você faz a diferença na empresa e podem lhe conceder mais facilmente um aumento. Fique a vontade para negociar seu salário, afinal você tem esse direito.

4 – Busque novas tarefas

Além da hora extra, você pode pensar em expandir o seu trabalho para além das horas diárias na empresa. Quem sabe alguns trabalhos freelancers, esporádicos e de acordo com a suas possibilidades e tempo não te rendam um dinheiro extra? Exponha o seu trabalho usando a internet e, com trabalho bem feito, você terá clientes assíduos. Além disso, você pode realizar cursos para ampliar a sua área de ocupação.

5 – Se prepare

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e não é fácil evitar o baixo salário. Mas um investimento que você pode fazer e que ninguém irá tirar é em estudo. Existem inúmeros cursos, com valores acessíveis e que concedem certificação. Eles fazem a diferença no seu currículo e fazem com que se destaque.

Uma empresa que trabalha com cursos na área da construção civil é o Instituto da Construção, que já qualificou mais de 30 mil alunos  espalhados por todo Brasil. O espaço é bem estruturado para aulas práticas e teóricas, o valor acessível o os horários flexíveis para quem possui a rotina agitada.

Se você quer aprender a fazer seus próprios reparos domésticos, e economizar dinheiro, confira o mini curso grátis ↓↓↓

[Curso Grátis] Manutenção e Reparos Domésticos

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO