5 erros comuns cometidos em instalações elétricas

Postado em 16/02/2017 Leia em 4 minutos

Instalações elétricas são sistemas complexos que exigem muita atenção, conhecimento teórico e técnico para serem feitas. O problema é que nem sempre são executadas com cuidado, o que gera riscos para o instalador e quem está próximo da instalação.

Os erros podem ter consequências bem graves, como a sobrecarga de componentes elétricos que geram curtos-circuitos, choques elétricos e até mesmo incêndios. Para ter dimensão da gravidade, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) divulga anualmente algumas estatísticas, referentes a apenas uma parte dos acidentes de origens elétricas ocorridas no Brasil.

Em 2015, 590 pessoas morreram por choques elétricos. Dessas, 259 foram no nordeste e 106 no sudeste.

Normalmente os principais problemas ocorrem em residências, local onde as pessoas passam boa parte do tempo. Vale destacar que a maioria dos erros acontece por tentativa de economizar, seja com profissionais ou materiais, fatores que podem ser evitados facilmente.

Conheça os cinco erros mais comuns cometidos em instalações elétricas:

1 – Sobrecarga de disjuntores

Quando se usa o mesmo disjuntor para dois circuitos diferentes, há grandes chances de suas instalações elétricas não darem certo. Por exemplo, caso seja instalado ar-condicionado, chuveiros elétricos e torneiras elétricas, ocorre a sobrecarga, pois são todos aparelhos de alta potência.

→ O ideal é que os circuitos sejam separados a fim de balancear a carga. Pior que a sobrecarga é o curto circuito, que é muito comum e gera sérios problemas como fogo e queima de aparelhos elétricos.

2 – Disjuntores incompatíveis aos cabos elétricos

Outro ponto relacionado aos disjuntores é a sua não compatibilidade com os fios e cabos elétricos. Caso a corrente nominal do disjuntor não seja compatível com a capacidade de condução da corrente, bem como dos cabos de eletricidade.

De forma equivocada, pode-se colocar um disjuntor muito acima da capacidade dos condutores, ocasionando a não proteção dos cabos que ficam em risco de curto-circuitar.

3 – Falta de instalação do DR (Diferencial Residual)

O dispositivo DR, ou diferencial residual, é um componente obrigatório ligado a segurança das pessoas que estão no local das suas instalações elétricas. Ele protege contra choques elétricos. Ele é determinante em locais que podem molhar como cozinha, banheiro, área de serviços, piscinas, saunas etc.

Os DRs devem ter alta sensibilidade, ou seja, com valor de mA menor ou igual a 30.  

4 – Fios e cabos desbitolados

Os fios desbitolados não são regulamentados pela ABNT e não tem certificação, por isso não podem ser usados. O material usado na confecção está fora das normas e compromete a instalação elétrica.

Alguns fabricantes chegam ao cúmulo de falsificar o selo do Inmetro, com endereço e telefone falsos. A consequência é o aquecimento dos condutores, perda de energia e conta de luz com valor lá em cima.

5 – Contratação de profissionais sem qualificação

Por mais que o serviço seja mais barato, contratar um profissional sem qualificação só gera prejuízos. Opte por eletricistas que possuem cursos de qualificação, afinal isso confere além do conhecimento técnico a certeza de que um profissional comprometido com a excelência do seu trabalho. Dessa maneira você valoriza o profissional qualificado e garante que a instalação elétrica do local será feita de acordo com as normas, com total segurança e com materiais de qualidade.

Conclusões

Como podemos ver, são muitos os tipos de problemas que podem acontecer nas instalações elétricas, pois é um trabalho que exige muita atenção, capacitação e responsabilidade do eletricista.

Problemas com sobrecarga de disjuntores é muito comum, eletricistas despreparados frequentemente usam disjuntores incompatíveis aos cabos elétricos, o que pode gerar até curto circuitos e incêndios. E por não terem uma qualificação profissional de qualidade, também não aprendem a importância de itens como a instalação do DR (diferencial residual), que é um componente obrigatório ligado a segurança das pessoas que estão no local da instalação, protegendo-as contra choques.

Enfim, fica muito claro a quantidade de problemas que podemos enfrentar com a contratação de eletricistas sem qualificação profissional, são muitos os riscos que corremos à partir de um erro na instalação elétrica de nossa casa ou comércio.

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO