5 dicas para conciliar trabalho e estudo

Postado em 17/11/2016 Leia em 4 minutos

A rotina corrida é complicada, mas lembre-se que ela é muito melhor que o temido desemprego. Por isso ânimo e concentração para conciliar todas as tarefas diárias com o trabalho é um pré-requisito indispensável. Atualmente são muitas as pessoas que precisam conciliar a rotina de trabalho e estudo para melhorar de vida, e conseguir melhores oportunidades e salários.

E já que é de extrema importância manter a sua mente sempre em movimento, preparamos 5 dicas para te ajudar a conciliar trabalho e estudo de forma efetiva e saudável.

1 – Qual a sua prioridade?

Primeiramente você precisa responder para si mesmo qual a sua prioridade? Estudo ou trabalho? A partir disso você conseguirá dividir melhor o seu tempo e priorizar as suas tarefas. Não há como fazer tudo bem feito ao mesmo tempo, alguma área ficará um pouco de lado em algum momento.

Se precisar focar nos estudos, o trabalho precisa ser mais flexível. Agora se o trabalho é a prioridade, o ideal é buscar por capacitações com menos dias de aulas e que possua flexibilidade nos horários.

2 – Dê um tempo para você

Dê um tempo de todas as obrigações e rotinas. Descanse a mente e deixe os livros e as preocupações do trabalho um pouco de lado. Isso evita que você enlouqueça no meio do caminho e tenha crises por conta da grande quantidade de tarefas.

Reserve alguns momentos, principalmente nos finais de semana e desligue dessas questões, para que possa iniciar a semana com a mente mais leve para absorver novos aprendizados e oportunidades.

3 – Use a tecnologia

Aproveite a tecnologia, e a use a seu favor. Você pode gravar aulas, mandar e-mails, fazer atividades, exercícios, com o uso de tablets, smartphones e notebooks. Com isso, no caminho de um lugar a outro, você pode revisar conteúdos e tirar dúvidas.

Aliás, existem professores que respondem dúvidas por e-mails ou mensagens. Você também pode frequentar fóruns e grupos de pesquisa para discutir os temas que trabalha ou estuda.

4 – Tenha uma rotina

Faça uma rotina diária e siga ela à risca. Tenha horários para levantar, se alimentar, trabalhar, estudar e descansar. Se você se organizar fica mais difícil se perder e atropelar as tarefas que precisam ser cumpridas.  Além disso, esse costume reflete nos resultados apresentados em sua empresa fazendo com que os rendimentos aumentem.

5 – Procure cursos versáteis

Existem inúmeros cursos disponíveis para você, onde o objetivo é atingir as pessoas com a rotina cheia. Dessa forma eles são mais versáteis sem perder em qualidade. Com isso se a sua prioridade for o trabalho fica muito mais fácil conciliar as tarefas.

Conclusão

Se você está com dificuldades de conciliar o trabalho com seu tempo para estudo, repense sua rotina e identifique os momentos em que é possível realizar algumas alterações no dia a dia. Defina algumas prioridades e separe aquele tempinho só para você, crie uma rotina saudável e procure cursos versáteis, que se encaixam no tempo curto do dia a dia.

Falando em cursos, uma boa alternativa é o Instituto da Construção, que tem diversos cursos na área da Construção Civil e já formou mais de 30 mil pessoas espalhadas por todo Brasil. Conta com uma estrutura e corpo docente altamente qualificados, para que você conquiste seus objetivos profissionais de forma consistente ao final do curso.

Mas como o tempo é um problema para muitos de nós nos dias de hoje, os horários de aula são bastante flexíveis, e aliam a prática com a teoria de forma completa e sem complicações.

Você pode contar com o Instituto da Construção na missão de alcançar seus objetivos profissionais, e pode ter certeza que não será tão difícil como parece conciliar estudo e trabalho de maneira inteligente.

Baixe o ebook abaixo, aumente suas chances de crescimento profissional e tenha sucesso em sua carreira ↓↓

Como crescer profissionalmente e construir uma carreira de sucesso

CURSOS PRESENCIAIS

do Instituto da Construção

ICONSTRUINDO

O BLOG DO INSTITUTO DA CONSTRUÇÃO